O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (2) para acompanhar a situação dos municípios gaúchos atingidos por chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade. Em Santa Maria, ele deve se encontrar com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).
Segundo informou o Palácio do Planalto, integram a comitiva os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), além do comandante do Exército, general Tomás Paiva, e do chefe do gabinete do Comandante da Aeronáutica, major-brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares.
Chegou a 13 o número de mortos devido às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil, 21 pessoas continuam desaparecidas. O boletim mais atualizado foi divulgado nesta quinta-feira (2). As vítimas são de Santa Maria (3), Salvador do Sul (2), Paverama (2), Encantado (1), Itaara (1), Pantano Grande (1), Santa Cruz do Sul (1), São João do Polêsine (1) e Segredo (1).
Há 12 pessoas feridas, 44.640 afetadas, 3.079 estão em abrigos e 5.257 estão desalojadas nos 134 municípios afetados. O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública nessa quarta-feira (1º).