A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a vacinação contra a gripe será estendida a todos os brasileiros com mais de seis meses de idade. A medida visa aumentar a cobertura vacinal, que historicamente tem ficado abaixo da meta nos últimos anos.
“Dependendo do estoque de vacinas e da situação dos casos em cada localidade, poderá haver restrições pontuais para certas faixas etárias a fim de garantir a vacinação dos grupos prioritários, mas de forma excepcional”, afirmou a ministra em uma publicação no X, antigo Twitter.
A decisão de ampliar a vacinação precisa ser avaliada pelos municípios, que irão planejar quais serão os públicos atendidos nessa campanha ampliada. No entanto, a medida não se aplica à Região Norte, que já teve sua vacinação ampliada e adiantada em novembro de 2023.
Até o momento, apenas 22% do público-alvo havia se vacinado até 21 de abril deste ano. A vacina de 2024 visa proteger contra as cepas do vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, as mais circulantes no país.
Anteriormente, a vacina da gripe era indicada para grupos mais restritos, incluindo crianças entre seis meses e seis anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e idosos com mais de 60 anos. A ampliação da vacinação é uma estratégia para incentivar um maior número de pessoas a se imunizarem, especialmente após cerca de 16 milhões de brasileiros que poderiam ter se vacinado não comparecerem aos postos em 2023.