Ouvindo...

Celular Seguro: plataforma atinge 40 mil alertas de bloqueios

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou nesta sexta-feira (12) dados referentes ao programa Celular Seguro, que visa reduzir os crimes de roubo e furto de celulares no país

Novo recurso foi anunciado nesta terça-feira (23) e obriga a utilização de desbloqueio biométrico em ‘operações críticas’

O programa Celular Seguro atingiu a marca de 40 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a iniciativa possui quase 2 milhões de usuários registrados em todo o país.

O programa passou por atualização este mês, com melhorias que, segundo o governo, tornará o processo de registro mais simples e as comunicações de furto, roubo ou perda mais efetivas. Após o registro de furto, roubo ou perda, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas.

Leia também

A plataforma possibilita o bloqueio de dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um “botão de emergência”, que deve ser utilizado somente nesses casos. O acesso ao Celular Seguro é feito com o mesmo login do site gov.br.

Os aparelhos podem ser registrados por meio do site celularseguro.mj.gov.br ou pelo aplicativo, disponível gratuitamente na Play Store (Android) e na App Store (iOS/iPhone).


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.