A avaliação do novo modelo de concessão da BR 381 está na pauta do Tribunal de Contas União (TCU), nesta quarta-feira (17), às 14h30. A matéria foi aprovada, no mês passado, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A agência autorizou a retirada dos lotes 8A e 8B (entre Belo Horizonte e Caeté) do projeto de concessão e eles ficarão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A expectativa da ANTT é que as obras comecem ainda neste ano. O prazo final para a entrega é oito anos, depois disso o trecho será incorporado à área concessionada. Além da duplicação, a construção posterior de uma terceira faixa não está descartada. Já o leilão para a concessão do restante da rodovia, até Governador Valadares, deve ocorrer entre setembro e outubro.
Serão R$ 9,3 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos. Para as obras, há o planejamento de duplicação, instalação de marginais e passarelas, construção de pontos de parada e descanso, entre outros.
A expectativa do governo federal é que os editais de licitação da BR 381 sejam divulgados ainda neste mês.