Os líderes do PL, PSB e Novo no Senado Federal protocolaram um ofício nesta terça-feira (2) pedindo para que a Polícia Federal (PF) instaure um inquérito para apurar as denúncias feitas pelo dono da SAF do Botafogo, John Textor, que apontou suposta manipulação de resultados em jogos do campeonato brasileiro de 2023. O documento foi endereçado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Textor disse ter provas da existência de esquemas de corrupção e manipulação de resultados envolvendo árbitros e jogadores de clubes da elite do futebol.
No ofício, os senadores Carlos Portinhos (PL-RJ), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Eduardo Girão (NOVO-CE) alegaram que Textor disse possuir provas concretas, incluindo gravações, que apontam para a prática de suborno por parte de árbitros, assim como a conivência de jogadores, em pelo menos dois incidentes distintos.
Os líderes defendem que a Polícia Federal intime Textor a prestar esclarecimentos. “Solicito formalmente que a Polícia Federal inicie uma investigação completa e rigorosa sobre as denúncias feitas, e obtenha as referidas provas, se elas de fato existirem, com o objetivo de esclarecer os fatos. Por fim, se necessário, que seja promovida a devida responsabilização dos envolvidos”, pediram os parlamentares.
Os líderes partidários afirmaram, no ofício, que a lisura e a credibilidade do futebol brasileiro estão em jogo. “Por isso, conto com o empenho e a diligência da Polícia Federal na condução deste caso”, solicitaram os senadores.