Ouvindo...

‘Epidemia de dengue será a última, na próxima teremos vacina’, diz secretário de saúde da PBH

Secretário Danilo Borges afirmou que PBH fez investimentos para prevenção, mas que vacinação do Ministério da Saúde alcançou pequena faixa da população

Secretário de Saúde afirmou que vacinação deve ser ampliada nos próximos anos

O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, afirmou nesta quarta-feira (27) que a epidemia de dengue enfrentada em várias cidades do país neste ano, será a última, já que nos próximos anos a vacinação deve alcançar um grupo maior da população.

Danilo foi questionado pelos vereadores de BH sobre o combate à dengue na capital mineira durante a apresentação de balanço do Executivo sobre as contas da PBH referentes a 2023. Os vereadores questionaram a falta de investimentos no combate à dengue, mesmo com as previsões de risco de epidemia.

“Belo Horizonte já previa que teríamos uma epidemia muito forte de dengue, tanto que mais de R$ 100 milhões foram investidos em 2023 em ações de prevenção. Algumas ações que infelizmente não chegaram a contento, como o caso da vacina, mas não poderíamos contar somente com a vacinação neste cenário, por isso desde outubro do ano passado trabalhamos e acompanhamos os casos. Soubemos quando o número de casos iriam aumentar continuamente, apresentamos um plano e ele foi sendo incorporado e incrementado na medida que a necessidade aparecia”, afirmou o secretário.

Veja mais: Prefeitura de BH gastou R$ 16,8 bilhões em 2023; saúde lidera repasses

“Hoje podemos dizer que BH, Minas e o Brasil enfrentam a pior epidemia de dengue da história. Provavelmente a última, porque na próxima, que geralmente acontece a cada três anos, vamos estar com essa nova arma, que é a vacinação já para toda a população e não só com um recorte pequeno que foi o que o Ministério da Saúde permitiu a gente vacinar”, continuou Danilo Borges.

Segundo o secretário, o número de pessoas com dengue deve diminuir nas próximas semanas. “Estamos prestes a ver essa crise passar. São poucos dias para vermos os números de casos reduzirem”, avaliou.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.