Ouvindo...

Ronnie Lessa disse em delação ter sido contratado para matar ex-presidente da Salgueiro

O possível mandante, Bernardo Bello, está foragido. Lessa monitorou Celi e Marielle por três dias em 2018

O ex-policial militar Ronnie Lessa está preso desde 2019

O ex-policial militar Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle Franco, foi contratado pelo bicheiro Bernardo Bello para executar a ex-presidente da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, Regina Celi. A informação consta no relatório da Polícia Federal (PF), que teve seu sigilo levantado neste domingo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Lessa, o plano foi organizado durante a campanha de reeleição de Regina, que postulava um terceiro mandato em 2018. O objetivo era assassiná-la no dia 14 de fevereiro daquele ano, dia da apuração do resultado do desfile das escolas do grupo Carnaval Carioca. Atualmente, Bello está foragido da Justiça. À época, ele defendia o candidato de oposição, André Vaz.

Leia também

Lessa vigiou Celli e Marielle nos dias 1º, 2, 7 e 17 de fevereiro de 2018, segundo o relatório. No entanto, por problemas de logística, as duas acabaram escapando dos planos dele. Marielle, entretanto, foi assassinada em 14 de março daquele ano.

Morte de Marielle

A atuação da vereadora carioca Marielle Franco pela ocupação de terrenos no Rio de Janeiro por pessoas de baixa renda é a motivação básica para o assassinato dela pelos irmãos Brazão, segundo indica o relatório da Polícia Federal (PF) que levou à prisão dos dois mandantes neste domingo (24).

Além deles, agentes também prenderam Rivaldo Barbosa, chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro na época do crime, que participou da organização da emboscada que matou Marielle e o motorista Anderson Gomes e acobertou os mandantes durante as investigações.

Presos no Rio de Janeiro nas primeiras horas do dia, o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa serão transferidos para Brasília ainda neste domingo, onde vão permanecer detidos.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.