O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, comemoraram os números da economia divulgados nos últimos dias sobre geração de empregos e a previsão de crescimento do PIB brasileiro.
“Chegamos a mais um mês com alta de empregos. 277 mil novos postos de trabalho em maio. Já são mais de 4,2 milhões de empregos gerados desde o auge da pandemia. Com isso, o Brasil atinge a menor taxa de desemprego em sete anos, ficando abaixo de dois dígitos pela 1ª vez desde que o PT quebrou o país”, afirmou Bolsonaro em suas redes sociais.
O ministro Paulo Guedes estimou para cima a previsão de crescimento do país em 2022. Ele citou a previsão divulgada na semana passada pelo Banco Central de que a economia cresceria 1,7% e estimou que o crescimento será maior, de cerca de 2%.
“O Brasil está no início de um longo ciclo de crescimento. Não se assustem com o que vem de fora. Lá fora o ambiente ainda vai piorar”, afirmou Guedes. O ministro participou nesta terça-feira (28) de um seminário promovido por entidades de telecomunicações.
Segundo Guedes, o cenário no exterior será de recessão, com aumento da inflação e guerra comercial entre vários países. O Brasil, no entanto, pode estar no início de um ciclo de crescimento de 3% ao ano pela próxima década.
“O Brasil pode estar em um ciclo longo de crescimento de 3% ao ano por 10 anos seguidos. Estamos chegando da clínica de reabilitação. Todo mundo arrumadinho e começando a entrar nos mercados globais. O desemprego no Brasil vai continuar descendo. O Brasil surpreendeu na reação à crise e vamos continuar surpreendendo”, disse Guedes.