O vereador de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Túlio Micheli, aproveitou a janela partidária e formalizou nesta sexta-feira (15) a saída do Solidariedade e a filiação ao PSDB. O parlamentar comunicou a filiação a nova sigla por meio de vídeo publicado nas redes sociais.
A saída de Micheli do Solidariedade já era aguardada, visto que o vereador tem se posicionado como principal figura de oposição a gestão da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo - que também comunicou troca de partido. Porém, até o momento, Micheli ainda não havia definido a sigla escolhida para a disputa por uma nova cadeira na Câmara Municipal de Uberaba.
‘Celebrar o retorno para casa’
Divulgado nas redes sociais, o vídeo de Tulio Micheli ressaltou o sentimento de “retornar para casa”. Ainda segundo o vereador, o PSDB foi o ponto de partida para a sua atuação na política e mencionou que a sigla é aberta para a defesa dos seus “princípios e ideais”. A legenda já se posicionou que fará oposição à prefeita Elisa Araújo (PSD) nas eleições deste ano.
A janela partidária deverá ser responsável por modificar a formatação das bancadas na Câmara Municipal da cidade. O Solidariedade, até o momento, contava com duas cadeiras no Legislativo, e com as modificações, não terá nenhum representante na Casa. O único eleito pela sigla em 2024 foi Caio Godoi, que também sinalizou a troca de partido. Godoi deve se filiar ao PP.
A legislatura atual não conta com nenhum representante do PSDB, cenário prestes a mudar. A legenda pode passar a contar com três cadeiras no Legislativo Municipal. Além da chegada de Micheli, Marcos Jammar é um dos nomes cotados para deixar o MDB e se integrar aos tucanos, assim como Eloísio Santos.