Ouvindo...

União Brasil se reúne nesta quarta (13) para definir futuro de Bivar

A executiva nacional do União Brasil vai definir na quarta-feira (13) o futuro do presidente da legenda, Luciano Bivar (União-PE), que poderá ser expulso

Luciano Bivar, presidente do PSL e pré-candidato à presidência da República

A executiva nacional do União Brasil vai se reunir nesta quarta-feira (13), às 15h, na sede da legenda, em Brasília, para definir o futuro do presidente do partido, Luciano Bivar, que é deputado federal por Pernambuco. Bivar foi derrotado nas eleições do partido, no fim do mês passado, mas a mudança no comando do União Brasil só aconteceria em 1 de junho, com a posse da nova diretoria. No entanto, um racha interno entre o grupo político de Bivar e do presidente eleito, Antonio de Rueda, pode antecipar a saída do atual mandatário.

O União Brasil conta com 7 senadores, 56 deputados federais, 4 governadores, além de ministros do governo Lula (PT). Todos foram convocados para a reunião da executiva do partido, que também deve contar com prefeitos, para definir se Bivar permanecerá no cargo.

O ambiente passou a ficar insustentável para Bivar depois que recaíram sobre ele as suspeitas de envolvimento no incêndio, em dois imóveis da família de Rueda, no litoral pernambucano. Antes disso, Luciano Bivar já havia sido acusado de proferir ameaças de morte contra Antonio de Rueda e familiares dele.

Aliados de Rueda, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sugeriram que Bivar pode ter envolvimento no incêndio. Uma ala mais próxima ao atual presidente tenta convencê-lo a renunciar ao cargo. O partido deve definir na quarta-feira (13) se Bivar permanecerá ou não no comando da legenda.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.