Ouvindo...

Pacheco recebe deputados da base de Zema, e dívida de Minas com a União atravessa encontro em Brasília

Presidente Rodrigo Pacheco se encontrou com parlamentares da base do governador mineiro; deputados do bloco independente e do PT também participaram do encontro

Comitiva de deputados mineiros se encontraram com o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta terça-feira (5)

O presidente do Congresso Nacional e senador eleito por Minas Gerais, Rodrigo Pacheco, se reuniu com parlamentares mineiros em uma segunda rodada de encontros com deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (5). O encontro na residência oficial do Senado Federal serviu para Pacheco estreitar os laços com parlamentares de primeiro mandato, principalmente aqueles que compõem a base do governador mineiro Romeu Zema (Novo) — além deles, deputados do bloco independente e do PT também compunham o grupo.

Antes, nessa segunda-feira (4), a oposição a Zema esteve em Brasília para um encontro com Pacheco. As pautas das duas reuniões foram diretamente atravessadas pela dívida de Minas Gerais com a União. O pagamento das parcelas do débito está suspenso desde dezembro por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu um período de 120 dias para o Ministério da Fazenda analisar a alternativa apresentada por Pacheco ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) adotado pelo governo Zema.

A proposta do presidente Pacheco prevê a federalização das empresas públicas e a criação de um programa de refinanciamento para estados e municípios renegociarem as dívidas contraídas com a União. Se acatada a solução, empresas como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), podem ter o controle repassado à União para amortizar a dívida.

Leia também

Após o encontro nesta terça-feira, o senador mineiro afirmou que, de fato, a dívida bilionária do Estado com a União surgiu como uma das preocupações dos parlamentares durante a reunião. “Reafirmei, em razão da urgência, que o tema será tratado com a prioridade necessária nas próximas semanas, com a participação de todos os envolvidos na busca pela solução desse problema que aflige todos os mineiros”, pontuou. A expectativa é que Rodrigo Pacheco intensifique o diálogo com o Ministério da Fazenda para acelerar as tratativas pela renegociação; a pressa é justificada pelo aproximação do fim do prazo concedido pelo STF.

A deputada Lud Falcão (Podemos-MG) elogiou a atuação de Pacheco como interlocutor entre o Governo de Minas Gerais e o Governo Federal por uma solução para a dívida mineira. “Estamos dialogando, negociando o futuro de Minas Gerais. Não é algo que impacta apenas na nossa legislatura. Tenho certeza que o governo do Estado tomará a melhor decisão com o Governo Federal”, afirmou. Ela reforçou que a reunião desta terça-feira serviu para estreitar os laços e a interlocução com o Senado. “O presidente Pacheco é a nossa interface com o Governo Federal e tem um importante acesso que muito beneficia Minas Gerais. Foi uma reunião de aproximação que favorece muito as nossas questões. Discutimos as necessidades de melhorias e de investimento”, acrescentou.

O petista Ricardo Campos endossou o ponto sobre a dívida mineira. “O presidente tem cumprido bem o papel de promover um debate com todos os parlamentares. Uma dívida de Estado é uma dívida de todo mundo. Todos temos que ter consciência da importância de tratá-la com seriedade e compromisso”, indicou.

Filiado ao Novo de Romeu Zema, o deputado estadual Zé Laviola também participou da reunião. “A questão da dívida preocupa a todos nós, mineiros. O assunto é tratado com muita responsabilidade tanto da parte do senador Rodrigo Pacheco quanto da parte do nosso governador Romeu Zema. Nos próximos meses, com certeza, teremos os desdobramentos dessas ações”, ponderou. Laviola não descartou que a base e o próprio governo estadual possam pedir ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação do prazo de suspensão do pagamento da dívida. “A gente vai aguardar os desdobramentos antes de qualquer ação”, disse.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.