Ouvindo...

Governo discute a criação de uma linha crédito para motoristas de aplicativos, anuncia Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (4), que o governo vai discutir, com bancos públicos, a criação de uma linha de crédito para motoristas de aplicativos

Ministro chama modelo de negócio de iFood e Mercado livre de “altamente explorador“ | CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (4), que o governo federal vai iniciar as conversas com os bancos públicos para a criação de uma linha de crédito, que irá permitir o financiamento de carros novos por motoristas de aplicativos de transportes. A proposta deve beneficiar os motoristas cadastrados nos aplicativos Uber, 99 e demais plataformas deste segmento.

O anúncio foi feito por Lula, durante evento no Palácio do Planalto, que marcou o envio de um projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que prevê a regulamentação das plataformas de transporte por aplicativos.

“Daqui a pouco a gente vai ter que pensar, como a gente vai fazer, discutir com os bancos, como vai fazer para baratear uma linha de financiamento para vocês poderem trocar de carro de vocês. Porque os passageiros também não gostam de carro velho, os passageiros querem um carro novo, e é seguro para vocês. Então, tudo isso agora passa a ser nossa responsabilidade de procurar fazer”, destacou Lula.

Ainda durante a cerimônia, o presidente do Sindicato de Motoristas de Aplicativos do Estado de São Paulo, Leandro Medeiros, cobrou a criação de uma linha de crédito para a categoria, para que os trabalhadores possam adquirir os veículos próprios. “Hoje, os nossos trabalhadores estão reféns de locadoras de veículos. São 750 mil motoristas nas mãos de locadoras de veículos, isso é um absurdo”, afirmou ele.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que liderou as negociações com representantes dos trabalhadores e dos aplicativos, detalhou que o governo vai discutir a criação da linha de crédito com os bancos públicos, incluindo a Caixa, o Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Eu comentei com o presidente (Lula), e nós vamos dar trato nessa bola. Nós vamos conversar sobre isso, dialogar com as áreas do governo relacionadas à crédito, para verificar como poderemos formatar um programa que possa criar condições de facilitar essa troca de frota, sair da locação do carro para, eventualmente, ter um carro. Enfim, pensar em alguma questão. Temos BNDES, Caixa e Banco do Brasil, vamos ver qual instituição que poderá construir uma linha de crédito assim”, revelou o ministro.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.