O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou sua formação original com onze ministros com a posse de Flávio Dino nesta quinta-feira (22). Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dino herda a cadeira que pertencia à ministra e presidente Rosa Weber.
O ingresso do ministro da Justiça de Lula na Suprema Corte é a terceira mudança no STF desde o início deste mandato do petista. No ano passado, ele indicou Cristiano Zanin, que tomou posse em agosto, substituindo Ricardo Lewandowski — agora ministro da Justiça de Lula; e em setembro, Luís Roberto Barroso passou a presidir o tribunal com a saída de Weber
A indicação de Flávio Dino à Corte encontrou resistências entre parlamentares da oposição, que tentaram vetá-lo em votação no plenário do Senado Federal no ano passado. Entretanto, ele conseguiu ser aprovado com 43 votos favoráveis — 41 eram necessários.
Com Dino, Lula passa a ter quatro indicados seus entre os 11 ministros do STF; além de seu ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, o presidente também indicou: Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Cristiano Zanin. Saiba como fica a formação do plenário do STF com a posse de Flávio Dino:
- Ministro e presidente Luís Roberto Barroso;
- Ministro Gilmar Mendes;
- Ministra Cármen Lúcia;
- Ministro Dias Toffoli;
- Ministro Luiz Fux;
- Ministro Edson Fachin;
- Ministro Alexandre de Moraes;
- Ministro Nunes Marques;
- Ministro André Mendonça;
- Ministro Cristiano Zanin;
- Ministro Flávio Dino.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.