Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Ministro se reúne com Pacheco, e indica envio do Plano Nacional de Educação em abril para o Congresso

Camilo Santana se reuniu com o presidente do Congresso nesta quinta-feira, e também tem encontro marcado com o presidente da Câmara, Arthur Lira

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no início da tarde desta quinta-feira (22) e indicou que deve entregar o Plano Nacional de Educação (PNE) à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal até abril. O documento indica quais são as diretrizes do Governo Federal para a educação brasileira pelo período de dez anos; a última edição foi discutida e aprovada pelo Congresso ainda no governo Dilma Rousseff, em 2014.

“Fiz uma visita de cortesia ao presidente para aproximarmos as relações entre o Ministério da Educação e o Congresso Nacional. Temos pautas importantes esse ano, como o Plano Nacional de Educação, que vai ser discutido e votado neste ano”, afirmou Santana na saída do encontro. “O Plano Nacional de Educação é um dos projetos mais importantes que será encaminhado pelo presidente Lula. Acreditamos que a partir de abril a discussão começará a ser feita”, acrescentou. O PNE precisa ser debatido pelos parlamentares e pode sofrer alterações antes de ser aprovado.

Depois da reunião com Pacheco, o ministro confirmou que também se encontrará com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A prioridade do Ministério da Educação na Câmara é a rápida tramitação do projeto de lei (PL) do Novo Ensino Médio, que redefine a política pública aprovada em 2017 pelo então presidente Michel Temer (MDB). “Essa proposta de mudança foi criada a partir de uma consulta pública feita com estudantes, especialistas e entidades. A intenção é melhorar a qualidade do ensino médio, que é uma das nossas grandes preocupações”, disse Camilo Santana.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais