O ex-prefeito de Mariana, Duarte Junior, deve assumir até esta quinta-feira (22), o mandato de deputado federal. O atual secretário executivo do Fórum de Prefeitos do Rio Doce tomará posse para cadeira de Euclydes Pettersen, presidente do Republicanos em Minas, qur vai se licenciar.
Duarte será candidato à prefeitura de Ouro Preto. Conhecido na região, ele era prefeito de Mariana, quando a barragem da Samarco rompeu em 2015. Duarte era vice e tinha assumido após a cassação do cabeça de chapa. Após o rompimento, ele permaneceu na chefia do executivo por mais um mandato. Em 2022, foi candidato a deputado federal pelo PSC, mas não conquistou a cadeira.
A posse de pré-candidatos a prefeito na Câmara dos Deputados em ano eleitoral é um trâmite comum que confere visibilidade aos postulantes, enquanto os presidentes de partidos usam o tempo para questões partidárias, como organização de chapas eleitorais. No caso de Pettersen, ele vai se dedicar, em especial, a articulação de pré-candidaturas ã prefeito e, segundo ele, não a prazo definido para o afastamento temporário. Normalmente, a troca é feita por quatro meses, sempre antes do período pré-eleições.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.