Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

CPI da Braskem: Rogério Carvalho é indicado relator, e Renan Calheiros abandona investigação após derrota

Autor do requerimento que criou a CPI, Calheiros cobiçava a relatoria da comissão, mas, o presidente Omar Aziz decidiu indicar um relator sem ligações com Alagoas

A queda de braço entre o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a Braskem, senador Omar Aziz (PSD-AM), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) em torno da escolha do relator que chefiará a apuração sobre a exploração de sal-gema em Maceió acabou em derrota para o político alagoano.

Aziz decidiu indicar, nesta quarta-feira (21), o senador Rogério Carvalho (PT-SE) para ser o relator. Preterido, Calheiros decidiu abandonar a CPI.

“Não emprestarei meu nome para simulacros investigatórios e jogos de cartas marcadas. Já vi esse filme várias vezes. Mãos ocultas, mas visíveis, me vetaram na relatoria”, afirmou durante a primeira reunião da comissão nesta tarde. “Não concordo e não concordarei. Mesmo tendo criado a CPI e coletado assinatura por assinatura, deixo essa comissão por não concordar com a decisão sobre a relatoria”, completou.

Leia também

Antes da declaração de Calheiros, Omar Aziz chegou a afirmar que a presença do senador na comissão seria importante para a investigação. “Para a gente ter um trabalho totalmente isento de pessoas ligadas a Alagoas, indico o senador Rogério Carvalho como relator. Peço ao senador Renan Calheiros que possa entender minha posição”, disse.

“Não é uma posição isolada. Sei da sua preocupação com seu estado, sei também que vossa excelência tem interesse em investigar e deve contribuir muito como membro dessa CPI”, acrescentou minutos antes de Calheiros confirmar a saída da comissão.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais