Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Padilha nega atrito com Lira, em evento que marca retomada dos trabalhos no Congresso

O ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participa, nesta segunda-feira, da sessão que marca o início das atividades no Congresso Nacional

O ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou nesta segunda-feira (5), que haja qualquer atrito entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Congresso Nacional. Alexandre Padilha participa da sessão, no Plenário da Câmara dos Deputados, que marca o início dos trabalhos no Congresso Nacional. O presidente Lula decidiu não participar da solenidade. O governo será representado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que será o responsável por entregar a mensagem do Poder Executivo ao Congresso. “A confiança do governo é que vamos repetir uma dupla de sucesso com o Congresso Nacional”, destacou Padilha, rechaçando qualquer tipo de crise com o Legislativo.

Na chegada ao plenário, Padilha foi questionado por jornalistas sobre a relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que não participou do ato convocado pelo governo no dia 8 de janeiro, no Congresso, e ficou de fora da solenidade que marcou o início do Ano Judiciário. “Nunca existiu qualquer rompimento, e nunca existirá. Este governo, sob a liderança do presidente Lula, não gera conflito, não entra em conflito. Estamos em um grande esforço de recuperação das relações institucionais no país. Não é um das relações interpessoais, é um ministério das relações institucionais. E as relações institucionais do governo federal, do Executivo, com o Congresso Nacional estão melhores do que nunca”, enfatizou Padilha.

O ministro das Relações Institucionais irá participar de uma reunião, nesta terça-feira (6), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado para traçar um panorama da situação econômica do país. Os encontros com os líderes das duas casas irão ocorrer em horários diferentes. “O governo conversa todo dia com os presidentes da Câmara e do Senado, e com os líderes. Este governo não rompeu e não romperá com o diálogo em nenhum momento”, garantiu Padilha.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais