Lira defende participação do Legislativo no Orçamento e manda recado ao governo Lula: ‘Não subestime esta Mesa Diretora’

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), negou qualquer tipo de atrito com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas enviou mensagem diretas ao governo, em discurso realizado na sessão que marca a abertura do Ano Legislativo

Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), enviou vários recados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso feito nesta segunda-feira (5), em sessão que marcou o início dos trabalhos no Congresso Nacional. Lira afirmou que a Câmara nunca faltou ao governo em pautas de Estado, listando a reorganização da Esplanada dos Ministérios, além da PEC da Transição, e cobrou que o governo cumpra os acordos. “Não faltamos ao governo, e esperamos, da mesma forma, reconhecimento e respeito com a palavra dada. Foi o que permitiu e permitirá lealdade interna que seguirá por vários avanços”, destacou.

Arthur Lira cobrou maior diálogo do governo para tomar qualquer decisão envolvendo o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), e afirmou que é papel do Poder Legislativo definir o Orçamento Federal, rebatendo críticas de intervenção dos parlamentares, e do aumento no repasse das emendas. “O Orçamento da União pertence a todos e todas, e não apenas ao Executivo, porque se assim fosse a Constituição não determinaria a necessária participação do Legislativo na sua aprovação e confecção. O Orçamento é de todos os brasileiros, e não é de exclusividade do Executivo”, enfatizou.

Lira defendeu, ainda, a aprovação da regulamentação de plataformas de inteligência artificial, que na avaliação dele podem impactar nas eleições municipais deste ano, e garantiu que a Câmara vai manter o ritmo de trabalho, mesmo com as eleições em outubro. “Errará, repito, errará grosseiramente qualquer um que aposte em uma suposta inércia desta Câmara dos Deputados em 2024, em razão sejam por causa das eleições municipais que se avizinham, seja, ainda, em razão de especulações de eleições da próxima Mesa Diretora que irão ocorrer no próximo ano. Errará ainda mais quem apostar na omissão desta Casa, que tanto serve e serviu ao Brasil, em razão de uma suposta disputa política entre a Câmara dos Deputados e o Poder Executivo. Para esses, que não acompanharam nosso ritmo de entregas e realizações, deixo aqui, um importante recado: ‘Não subestime esta Mesa Diretora, Não subestimem os membros do parlamento desta legislatura’, afirmou Lira.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.

Ouvindo...