Ouvindo...

Ministério da Saúde anuncia ações de controle da dengue

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, deve participar de uma entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (25), para anunciar ações de controle a dengue em parceria com os estados, municípios e o Distrito Federal

Aedes Aegypti, vetor do vírus da dengue

O Ministério da Saúde irá divulgar, nesta quinta-feira (25), as estratégias federais em parceria com os estados, os municípios e o Distrito Federal para o controle da dengue, incluindo o plano de vacinação contra a doença. A coletiva de imprensa, marcada para às 9h da manhã, na sede da pasta, em Brasília, deve contar com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Na ocasião, serão apresentados os critérios utilizados para as regiões de vacinação, definidos em conjunto com estados e municípios, além de outras ações em apoio aos gestores de saúde.

As primeiras doses da vacina contra a dengue chegaram ao país no último sábado (20). Foram 750 mil unidades do imunizante. O Ministério da Saúde deve receber novas remessas, totalizando 5,2 milhões de mil doses até o final deste ano. A vacina contra a dengue precisa ser aplicada em duas doses, com intervalo de três meses. O governo prevê a imunização de 3,2 milhões de pessoas, em 2024.

O Brasil já contabilizou neste ano, pelo menos, 55.859 casos prováveis de dengue, com seis mortes confirmadas. Minas Gerais já teve 32.316 notificações de casos da doença, apenas em 2024, com cerca de 11 mil e quinhentas confirmações, e uma morte confirmada. Outros 14 óbitos ainda são investigados pelo Estado. Pela previsão do governo estadual, Minas Gerais deve atingir o pico de casos de dengue até o mês de março.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.