Ouvindo...

Deputado mineiro assume liderança do PT na Câmara com saída de Zeca Dirceu do cargo

Odair Cunha (PT-MG) assumirá a liderança do partido na Casa em 5 de fevereiro, data de reinício das atividades legislativas no Congresso

Liderança do PT na Câmara dos Deputados em 2024 caberá ao parlamentar mineiro Odair Cunha (PT-MG)

O parlamentar mineiro Odair Cunha (PT-MG) será o novo líder da bancada petista na Câmara dos Deputados em 2024. Ele assume o cargo no próximo 5 de fevereiro, quando o Congresso Nacional dá início às atividades legislativas paralisadas desde o início do recesso, em 23 de dezembro do ano passado. Odair Cunha substituirá o atual líder, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que chefiou a bancada em 2023.

Odair Cunha permanecerá no cargo até fevereiro de 2025, e 2024 promete ser um dos anos mais importantes para o PT, com as eleições municipais e uma série de agendas prestes a serem apresentadas pela presidência da República na Câmara. Entre elas está a regulamentação da reforma tributária aprovada no ano passado e a discussão sobre a desoneração, medida que o Governo Federal deseja derrubar para garantir a arrecadação pretendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Leia também

Neste ano, a Casa também deve se debruçar, por exemplo, sobre o PL das Fake News — assunto tratado como prioritário para o período eleitoral, assim como o debate em torno da inteligência artificial e os riscos para o pleito.

O novo líder na Câmara fará um trabalho conjunto com o líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), o líder no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), e o líder no Congresso, o também senador Randolfe Rodrigues — que deve se filiar ao PT em 2024.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.