O ministro Teori Zavascki era relator, no Supremo Tribunal Federal (STF), de processos ligados à Operação Lava-Jato quando, na tarde de um dia de janeiro de 2017, foi vítima de acidente aéreo em Paraty (RJ). A morte de Teori completa sete anos nesta sexta-feira (19).
À época do acidente, Teori examinava delações premiadas de executivos da Odebrecht, que haviam chegado à Suprema Corte no fim de 2016. Eram, ao todo, 77 depoimentos. Um dos delatores, Marcelo Odebrecht, chegou a citar nomes de políticos com quem teria conversado sobre doações ilícitas para campanhas eleitorais.
Teori tinha 68 anos quando morreu. Ele estava no STF desde 2012 e era descrito como um ministro de perfil técnico, discreto e ponderado. No ano passado, a então presidente da Corte, Rosa Weber, rendeu homenagens ao magistrado.
“Teori Zavascki era muito mais do que um amigo querido. Exercia a jurisdição com firmeza e amplo domínio técnico, sem nunca perder a sensibilidade para questões que afetam a vida das pessoas. Um juiz competente, atento, cuidadoso, exemplar. Um ser humano iluminado”, disse.
Com a morte de Teori, Edson Fachin foi sorteado relator dos processos ligados à Lava-Jato. Com um dos 11 assentos da Corte vagos, coube ao então presidente da República, Michel Temer (MDB), indicar o ocupante do gabinete. O escolhido foi Alexandre de Moraes, que chegou a ser Ministro da Justiça. Aprovado pelo Senado Federal, Moraes foi empossado no STF em março de 2017.
Apontamentos do Cenipa
Após a morte de Teori Zavascki, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou relatório com conclusões a respeito do caso. A apuração relacionou o acidente aéreo à situação climática no momento do voo, como a baixa visibilidade enfrentada pelo piloto do avião em que o ministro estava.
Segundo o Cenipa, não foram encontrados problemas mecânicos. A ausência de combustível também foi descartada.
Além de Teori e do piloto, Osmar Rodrigues, de 56 anos, o avião transportava Carlos Alberto Filgueiras, de 69 anos, dono da aeronave. Os dois morreram. O acidente vitimou, ainda, a massoterapeuta Maira Panas (23), Maria Hilda Panas Helatczuk (55), mãe de Maira.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.