Ouvindo...

Lula e Haddad não participam do Fórum Econômico Mundial em meio a agenda no Brasil e negociação por MP

Apesar das ausências do presidente e do ministro da Fazenda, Brasil está presente em Davos, na Suíça, sendo representado por comitiva liderada pela ministra Marina Silva

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministro Fernando Haddad não participam desta edição do Fórum Econômico Mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não participam da edição deste ano do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que começou nesta segunda-feira (15). Apesar das ausências dos principais representantes do país no encontro que se encerra na quarta-feira (17), o Brasil é representado pelas ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Saúde, Nísia Trindade, e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A opção de Lula por não ir ao Fórum na Suíça é fruto da decisão do presidente de priorizar viagens nacionais em 2024, e, na quinta-feira (18), o petista inicia os compromissos distantes de Brasília com ida à cidade de Salvador, na Bahia. O ministro Haddad, assim como o presidente, privilegiou os compromissos no Brasil em detrimento da agenda internacional; e, em meio à negociação pela tramitação da medida provisória (MP) da reoneração no Congresso, optou por permanecer na capital federal. Nesta segunda-feira, aliás, Haddad se reúne com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir o futuro da MP e evitar que ela seja devolvida ao governo.

Outra ausência importante é a do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. No encontro de lideranças internacionais, o Brasil é representado pelos ministros Marina Silva, Nísia Trindade e Alexandre Silveira. Além deles, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Lula, Celso Amorim, também integra a comitiva brasileira.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.