Ouvindo...

Janones processa colega de Câmara por vídeo que aborda suposto esquema de ‘rachadinha’

Gustavo Gayer publicou vídeo no Youtube. Justiça do DF negou liminar em dezembro e marcou audiência de conciliação para abril

Os deputados federais André Janones e Gustavo Gayer

O deputado federal André Janones (Avante-MG) ingressou com uma ação contra o colega de Câmara Gustavo Gayer (PL-GO) por injúria. O parlamentar mineiro quer que o colega goiano tire do ar um vídeo publicado em uma rede social e pede indenização por dano moral.

Na postagem, Gayer abordou a denúncia de prática de ‘rachadinha’ contra Janones. O deputado mineiro teria cobrado que funcionários de seu gabinete pessoal dividissem com ele parte dos salários recebidos. O vídeo foi publicado no Youtube em dezembro de 2023.

“Do ponto de vista parlamentar, o Janones é irrelevante para o Congresso. Ele não faz diferença nenhuma para direita, para esquerda, para o centro. É uma caricatura que, por educação, os parlamentares dizem boa tarde, bom dia. Só isso. E todos aqui sabem que é uma pessoa que não bate bem na cabeça.”

Para Gayer, a base da esquerda utilizou Janones como a “ponta de lança” da campanha eleitoral de 2022. “A conversa é que ele realmente vai ser cassado, que vai perder o mandato, porque ele é uma vergonha tão grande que tem até mesmo uma rejeição. A esquerda tem vergonha dele”, declarou o parlamentar goiano, completando:

“Tinha outro esquema, além da rachadinha, aponta um ex-assessor. Qual era o esquema? Realmente interessante, saiu uma matéria recentemente mostrando que 76% das emendas dele eram destinadas para a cidade dele, Ituiutaba, onde a ex-namorada dele é prefeita. E qual era o esquema que se descobriu que havia? Esquema de shows, ele jogava dinheiro para a prefeitura para fazer shows, mas recebia o dinheiro de volta. (...) Vem o cara agora, além de rachadinha, roubar a emenda, é um cidadão que não vai ficar. Então nós vamos ter, sim, uma cassação pelo Conselho de Ética, isso está mais do que certo, e a pessoa que será cassada vai ser justamente aquele que a esquerda fez questão de colocar na linha de frente da campanha.”

Uma semana depois da publicação, Janones ingressou com a ação. Em 19 de dezembro, um pedido de tutela antecipada para derrubar a publicação foi negado. Na última quarta-feira (10), o 3º Juizado Especial Cível de Brasília marcou uma audiência de conciliação entre os deputados. O encontro está marcado para 5 de abril.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.