Ouvindo...

Times

Dino e Cappelli se reúnem, e futuro do secretário do Ministério da Justiça será confirmado

Reunião acontece às vésperas do anúncio do presidente Lula, que confirmará ministro aposentado Ricardo Lewandowski para o cargo ocupado por Flávio Dino

Ainda ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino se reúne nesta quinta-feira (11) de manhã com o secretário-executivo Ricardo Cappelli, no Palácio da Justiça. O encontro acontece no gabinete do ministro, no quarto andar do prédio, e deve sacramentar o futuro da Cappelli. A expectativa é que ele peça demissão do cargo ainda nesta manhã, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, como o novo titular da pasta.

Braço-direito de Flávio Dino, Cappelli sonhava em assumir o ministério com a transição do titular para o STF e, segundo interlocutores, também não aceitaria deixar a Secretaria-Executiva. Lula, entretanto, deve garantir a Lewandowski o direito de eleger seus aliados no ministério e indicar aqueles que preferir para os cargos mais relevantes na pasta.

Cappelli não se atrasou para o encontro marcado às 10h, no Ministério da Justiça, e, ao chegar, subiu para o terceiro andar, e aguardou em seu próprio gabinete. Dino chegou 19 minutos depois e entrou pela garagem.

Peça-coringa no ministério de Flávio Dino e interino nas últimas semanas, Cappelli participou ativamente das ações de Segurança Pública da pasta no ano passado, tendo ocupado o cargo de interventor do Distrito Federal após os ataques antidemocráticos do 8 de janeiro e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) com a saída do general Gonçalves Dias em abril.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais