O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou sua presença na cerimônia que vai acontecer nesta segunda-feira (8), em Brasília, para marcar o primeiro aniversário dos ataques antidemocráticos às sedes dos Três Poderes.
Segundo Lira, o motivo da ausência são problemas de saúde na família. No domingo (7), Lira ligou para Lula e comunicou que não vai mais participar do evento.
Inicialmente, a previsão dos organizadores do evento era que Lira participasse da “mesa de honra” do evento e fizesse um discurso durante a cerimônia.
Por meio de suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (8), Lira repudiou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. “Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”, escreveu Lira.
Em uma sequência de posts, o presidente da Câmara defendeu o direito de liberdade de manifestação, mas ressaltou que o direito não pode se transformar em violência e destruição. “A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição. Devemos sempre celebrar a democracia e cuidar do futuro de nosso país”, continuou.
Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) January 8, 2024
Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal.
1/5