Com a aprovação da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), Ana Paula Lobato (PSB) passa a ser a titular do mandato de senadora pelo Maranhão. Ela já está no cargo desde fevereiro deste ano, mas sob a condição de suplente. Dino deixou o Senado para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo federal.
Ana Paula Lobato tem 39 anos. É a mais jovem de todos os 81 senadores. Começou na vida pública em 2014, quando disputou uma vaga de deputada estadual. Contudo, recebeu apenas 29 votos.
Enfermeira de formação, ela é natural da cidade de Pinheiro, que também é terra natal do ex-presidente da República José Sarney. Em 2016, ela foi candidata a vice de Leonardo Sá (PCdoB) para a prefeitura local. Sem sucesso, a chapa ficou em terceiro lugar na eleição daquele ano.
Só em 2020 ela conseguiu uma vitória. Foi eleita vice-prefeita na chapa de Luciano Genésio (PP-MA), reeleito à prefeitura de Pinheiro.
Siga o canal da
Ana Paula é casada com o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). Quando Dino estava no seu segundo mandato como governador do Maranhão, Othelino era o presidente da Assembleia Legislativa do estado.
A senadora ainda tem um perfil discreto, contudo, teve um momento constrangedor em setembro. Durante o depoimento do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, Ana Paula cometeu uma gafe ao ler o nome do ex-presidente da Ditadura Militar Ernesto Geisel. Ela pronunciou “Jeisel” em vez de “Gaisel” (que é a pronúncia correta).
Em junho, ela chegou a pedir a demissão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A iniciativa não teve adesão e sucesso.