O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, embarca neste domingo (10) rumo a Parauapebas, no Pará, onde um incêndio matou nove pessoas em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesse sábado (9). Teixeira viaja com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para prestar apoio às famílias das vítimas.
No início do dia, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), disse que o Corpo de Bombeiros está investigando as causas do incêndio e garantiu que prestaria o apoio necessário ao município.
Quero me solidarizar com familiares e amigos das vítimas do incêndio no acampamento Palmares II do MST, em Parauapebas, na noite deste sábado. Lamento profundamente o ocorrido e informo que o Corpo de Bombeiros já apura as causas desta tragédia. O Governo do Estado já está…
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) December 10, 2023
Informações veiculadas pelo MST revelam que o incêndio começou após um erro na instalação da rede de internet no acampamento, e uma descarga de energia elétrica teria atingido barracos que, em seguida, pegaram fogo. O movimento confirmou, até este domingo à tarde, as mortes de seis moradores do acampamento e de três funcionários da G5 Internet, operadora responsável pelo serviço.
🌹🫂 ASSEMBLEIA E ATO EM SOLIDARIEDADE AS FAMÍLIAS DO ACAMPAMENTO TERRA E LIBERDADE (PA)
— MST Oficial (@MST_Oficial) December 10, 2023
O Movimento Sem Terra do estado do Pará convoca toda a militância, os amigos, aliados e simpatizantes para a assembleia com os acampados e o ato de solidariedade as famílias do pic.twitter.com/dyMmmGk6cd