Ouvindo...

Times

Venezuela faz plebiscito sobre anexação de parte da Guiana neste domingo

Território corresponde a 70% do território da Guiana e é rico em minerais e petróleo

O povo venezuelano vai às urnas neste domingo (03) para votar um referendo no qual vão dizer se querem que a região de Essequibo, que hoje pertence à Guiana, seja incorporada à Venezuela.

A área, que é alvo de disputa há mais de um século, corresponde a 70% do território da Guiana, e é rica em minerais e também em petróleo. Cerca de 125 mil pessoas vivem em Essequibo.

Além dos interesses econômicos, o plebiscito também tem um forte viés político, já que em 2024 haverá eleições presidenciais na Venezuela e o governo de Nicolás Maduro tem interesse no assunto. Segundo o governo venezuelano, mais de 20 milhões de pessoas estão aptas a votar neste plebiscito.

Nesta semana, o Tribunal de Haia, mais alta corte para resolução de conflitos da ONU, proibiu a Venezuela de anexar o território, mas o país sul-americano informou que não reconhece a competência do Tribunal nesta questão.

Por conta da escalada da tensão sobre o assunto, o Ministério da Defesa do Brasil ampliou a presença militar na região de Roraima, perto da fronteira com a Venezuela e a Guiana, e diz que está acompanhando as discussões.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais