Lideranças de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciaram um movimento no Senado Federal para impedir que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assuma a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. O anúncio foi feito pelos parlamentares, nesta segunda-feira (27), após o presidente Lula formalizar a indicação de Dino ao STF. “Sonhar não custa nada! Vem Dino, vem! Será o primeiro indicado ao STF a ser REJEITADO! Vai ser lindo!”, afirmou o senador Jorge Seif (PL-SC), que é vice-líder do partido no Senado.
O nome de Dino ao STF também foi questionado pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que ocupa a vice-liderança da legenda no Senado. “Dino era magistrado e virou político. Agora quer voltar à magistratura? Será capaz de agir de forma justa, imparcial e diligente?”, questionou Mourão.
O senador Magno Malta (PL-ES) afirmou, pelas redes sociais, que votará contra a indicação de Dino para o Supremo. “ Para quem quer saber meu voto para a indicação de Flávio Dino para o STF: NÃO! E vou trabalhar ativamente para conseguir mais votos contrários”, enfatizou Malta.
O presidente Lula também indicou, nesta segunda-feira (27),