Ouvindo...

Sabatina de Dino e Gonet no Senado acontece ainda neste ano, diz Pacheco

Indicados para as vagas no Supremo Tribunal Federal e na Procuradoria-Geral da República devem ser sabatinados entre os dias 12 e 15, segundo o presidente do Congresso Nacional

Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, espera avaliar indicações até 2023

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou que o Senado Federal fará um ‘esforço concentrado’ nesta reta final de 2023 para analisar, ainda neste ano, os nomes de Flávio Dino e Paulo Gonet, indicados nesta segunda-feira (27) pelo presidente Lula para as vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Procuradoria-Geral da República (PGR), respectivamente.

As indicações foram entregues pessoalmente a Pacheco pelas mãos do líder do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT). Segundo o presidente do Congresso, a ideia é que Dino e Gonet sejam sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça até meados de dezembro.

“Nossa intenção para todas as indicações é estabelecermos um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro. Estamos imbuídos nesse propósito”, disse o presidente do Senado.

Caso os nomes sejam aprovados pela comissão caberá ao STF e à PGR definir a data das posses. A votação é secreta e, por isso, Pacheco reforçou o apelo para que os senadores participem de forma presencial das sessões.

Além dos nomes indicados para o Supremo e para a Procuradoria, Pacheco também espera concluir, ainda neste ano, a análise de outras indicações feitas pelo governo à diretoria do Banco Central, ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e às embaixadas.

Rodrigo Pacheco embarca, nesta segunda-feira, com a comitiva brasileira que estará na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28) que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes. Durante sua ausência, as sessões do Senado serão comandadas pelo vice-presidente da Casa, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Na pauta para votação estão o projeto que taxa offshores e fundos exclusivos dos super-ricos e outro que regulamenta as apostas esportivas no Brasil.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio