O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou que o Senado Federal fará um ‘esforço concentrado’ nesta reta final de 2023 para analisar, ainda neste ano, os nomes de Flávio Dino e Paulo Gonet,
As indicações foram entregues pessoalmente a Pacheco pelas mãos do líder do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT). Segundo o presidente do Congresso, a ideia é que Dino e Gonet sejam sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça até meados de dezembro.
“Nossa intenção para todas as indicações é estabelecermos um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro. Estamos imbuídos nesse propósito”, disse o presidente do Senado.
Caso os nomes sejam aprovados pela comissão caberá ao STF e à PGR definir a data das posses. A votação é secreta e, por isso, Pacheco reforçou o apelo para que os senadores participem de forma presencial das sessões.
Além dos nomes indicados para o Supremo e para a Procuradoria, Pacheco também espera concluir, ainda neste ano, a análise de outras indicações feitas pelo governo à diretoria do Banco Central, ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e às embaixadas.
Rodrigo Pacheco embarca, nesta segunda-feira, com a comitiva brasileira que estará na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28) que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes. Durante sua ausência, as sessões do Senado serão comandadas pelo vice-presidente da Casa, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Na pauta para votação estão o projeto que taxa offshores e fundos exclusivos dos super-ricos e outro que regulamenta as apostas esportivas no Brasil.