Ouvindo...

Lula se manifesta sobre morte de Alberto da Costa e Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota, neste domingo, (26), lamentando a morte do diplomata e historiador Alberto Vasconcelos da Costa e Silva, de 92 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota, neste domingo,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do diplomata e historiador, Alberto Vasconcelos da Costa e Silva, de 92 anos, considerado pelo presidente como um dos mais importantes conhecedores da África no Brasil e um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX.

Lula ressaltou, em nota divulgada neste domingo (26), que Alberto da Costa e Silva era membro da Academia Brasileira de Letras, e teve um papel fundamental na aproximação entre o Brasil e o continente africano. “De onde nutrimos nossas origens e em cuja ancestralidade alimentamos os nossos saberes”, destacou Lula.

Alberto da Costa e Silva foi embaixador do Brasil na Nigéria e no Benim entre o fim dos anos 1970 e início da década de 1980. “Sobre o Rio chamado Atlântico, que Alberto identificou, seguiremos construindo as pontes que ele sonhou. Meu abraço solidário aos filhos, netos e todos os familiares de um dos mais importantes intelectuais brasileiros no século XX”, concluiu Lula.

Alberto Vasconcelos da Costa e Silva morreu na madrugada deste domingo (26), de causas naturais, no Rio de Janeiro. Viúvo, ele deixa três filhos - Elza Maria, Antonio Francisco e Pedro Miguel – sete netos e uma bisneta. O corpo do poeta será cremado na segunda-feira (27) e de acordo com a Academia, não haverá velório e a cerimônia de cremação será apenas para a família.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.