O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, vão assinar o segundo pacote pela igualdade racial. A iniciativa possui 13 ações divididas por eixos: direito à terra, inclusão, educação, memória e reparação. Uma cerimônia no Palácio do Planalto vai marcar a data em que se celebra o Dia da Consciência Negra no evento “O Brasil pela Igualdade Racial”.
As medidas que estão previstas vão ser desenvolvidas junto a outros ministérios e vão servir também para combater e reparar as desigualdades raciais. Está previsto, ainda, o lançamento da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola, cujos detalhes ainda serão divulgados pelo Planalto.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, relembra a morte de Zumbi dos Palmares que foi um símbolo da resistência à escravidão e da luta por liberdade.
Anielle Franco fez um um pronunciamento oficial à noite, nesse domingo (19), em cadeia de rádio e televisão em que prestou contas dos onze primeiros meses de gestão à frente do Ministério da Igualdade Racial e falou sobre as políticas em andamento.