Ouvindo...

Brasileiros que aguardam saída de Gaza passaram por triagem para identificar membros do Hamas, confirma secretário

Secretário Nacional de Justiça confirmou que nenhum membro do grupo terrorista foi identificado entre as 34 pessoas que aguardam abertura da fronteira com o Egito

Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, coordena a operação de repatriação dos brasileiros

Uma das preocupações do Governo Federal na operação de acolhida dos brasileiros que tentam deixar a Faixa de Gaza era justamente a presença de integrantes do Hamas que, neste momento, está em conflito com Israel. Segundo o Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, todos os 34 brasileiros e parentes que estão na lista de saída passaram por uma triagem e nenhum membro do grupo terrorista foi identificado.

“Esse levantamento foi feito e não há qualquer indicativo”, afirmou o secretário. Ele explicou que “as agências da ONU vêm acompanhando este grupo, que foi autorizado a cruzar a fronteira já há bastante tempo, então todas as necessidades eventualmente especiais, detalhes de cada grupo, local, isso já vem sendo discutido, inclusive foi objeto de análise pelo Governo Federal”, explicou em entrevista à CNN.

Entre as 34 pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza, nesta sexta-feira (10), estão brasileiros que também tem nacionalidade palestina, além de palestinos parentes desses brasileiros. Todos aguardam uma decisão dos governos de Israel e do Egito para a reabertura da fronteira da Faixa de Gaza com a cidade de Rafah. Além desse grupo que já está listado, o governo trabalha no levantamento de mais brasileiros que ainda estão na Palestina e que, neste momento, também tentam deixar o país.

Leia mais: Itamaraty não sabe quando brasileiros serão retirados de Gaza

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio