Apresentar as características e atrações de Minas Gerais para ganhar a confiança de investidores internacionais e garantir novos investimentos no estado, essa é a principal meta da comitiva mineira que desembarcou nesta semana na China e se prepara para uma série de encontros e seminários até a próxima semana.
Veja mais:
O governador Romeu Zema (Novo) e os secretariados afirmam que vão apresentar as potencialidades de Minas para investimentos chineses e japoneses. Matéria-prima das baterias utilizadas em carros elétricos, o lítio, mineral encontrado em abundância no Vale do Jequitinhonha, é um dos ativos mineiros quer Zema quer impulsionar no cenário internacional.
Ao longo dos próximos dias, o governador terá uma série de reuniões com empresários, executivos e potenciais investidores internacionais. O politico do Partido Novo tem estabelecido parcerias e buscado investimentos da iniciativa privada. O governo de Minas ressalta que já atraiu investimentos de cerca de R$ 370 bilhões para Minas.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o Secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro (PP), afirmou que este cenário demonstra que Minas voltou a ter destaque internacional, passo fundamental para que as empresas conheçam os benefícios de se investir no estado.
“Minas voltou a ter esse protagonismo internacional. Minas hoje é conhecido em âmbito internacional e nosso trabalho vai continuar neste sentido e vamos voltar da China com boas notícias”, afirmou Aro.
Vice-governador na Europa
Enquanto Zema e parte dos secretários estão na Ásia, o vice-governador Professor Mateus (Novo) e o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, estão em Paris, na França, cumprindo agendas oficiais em busca de valorizar e promover o Modos de Fazer do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Veja mais:
Nesta sexta-feira (3), eles se reuniram com representantes do Brasil junto à
Caso o queijo mineiro ganhe o título internacional, a avalição do governo é que as regiões produtoras podem se tornar destinos culturais e turísticos buscados por brasileiros de outros estados do Brasil e até por turistas de outros países.
Isso, segundo o governo, vai impactar na vida dos mineiros que residem nessas regiões, já que o movimento turístico pode trazer desenvolvimento econômico e sociocultural para o interior do Estado. Os vencedores serão divulgados pela Unesco entre novembro e dezembro de 2024.
A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.