O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu, neste Dia de Finados, um breve pedido de paz citando o cenário de violência e fome que assola o mundo, especialmente frente à guerra entre Israel e o Hamas. O conflito registra nesta quinta-feira (2) um de seus piores dias desde o início dos ataques em 7 de outubro. Nas últimas horas, Israel declarou ter cercado a cidade de Gaza e deu início a uma grande ofensiva e confirmou bombardeio a um campo de refugiados.
O brasileiro pediu que o futuro seja mais solidário e que as crianças possam viver em um mundo pacífico. “Neste Dia de Finados, nossos pensamentos aos entes queridos que se foram. Lembramos também que cada vida perdida importa. Por isso, precisamos de um mundo de paz para as nossas crianças, sem fome e sem violência”, escreveu Lula. “Seguimos na construção de um futuro mais solidário e que priorize a vida”, acrescentou o petista.
O Brasil vive especial drama nesta guerra com os esforços do Ministério das Relações Exteriores para retirar da Palestina os cerca de trinta brasileiros moradores da cidade de Gaza. A passagem de Rafah, que liga o território ao Egito e é a única saída para os palestinos que fogem da guerra, foi aberta duas vezes até agora. O Itamaraty ainda não consegue prever quando os brasileiros conseguirão atravessá-la para retornar ao Brasil.