O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), embarca para a China nesta quarta-feira (1°). Ao lado de secretários de Estado e de empresários mineiros, ele vai liderar uma comitiva que passará, também, pelo Japão. Na Ásia, o grupo vai debater parcerias internacionais e tentar atrair investimentos. Agendas com representantes dos governos chinês e japonês também devem ocorrer.
Zema deve ficar em solo asiático até o dia 18 deste mês. O presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB),
Os secretários de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, também viajam, assim como João Paulo Braga, diretor-presidente da agência Invest Minas, e Thiago Toscano, que comanda a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Na China, os representantes do governo Zema e os emissários da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) vão passar pelas cidades de Xangai, Nanjing, Pequim e Xuzhou.
A lista de compromissos do grupo tem, por exemplo, a participação em uma feira sobre importações e exportações. A Itatiaia vai acompanhar a viagem e noticiar os principais acontecimentos diretamente da China.
No Japão, debates sobre tecnologia devem ter protagonismo.
Simões na Europa
O mês de novembro deve marcar, também, uma viagem do vice-governador, Mateus Simões, ao Reino Unido. Ele vai participar, em Londres, na Inglaterra, de uma feira sobre turismo.
Com as viagens de Zema, Simões e Tadeu Leite, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho,
A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.