O Ministério das Relações Exteriores confirmou neste domingo (29) que a comunicação por internet foi restabelecida na Faixa de Gaza, o que permitiu a retomada dos contatos, por meio do aplicativo Whatsapp, com o grupo de cerca de 30 brasileiros que aguarda autorização para cruzar a fronteira com o Egito. A informação foi confirmada pela Representação Brasileira em Ramala, na Cisjordânia. Segundo o Itamaraty, a internet estava cortada desde a última sexta-feira (27). Os brasileiros, que aguardam para ser repatriados, estão hospedados em duas localidades no Sul da Faixa de Gaza.
O Itamaraty detalhou que há relatos de problemas para conseguir acesso a água e gás, além da proliferação de mosquitos. Ainda conforme o Itamaraty, algumas crianças estão gripadas e com irritação nos olhos. O governo brasileiro está em contato diário com o grupo para monitorar a situação.
Uma aeronave presidencial, enviada pela Força Aérea Brasileira (FAB), aguarda autorização no Cairo, capital do Egito, para resgatar o grupo. Esta é a última aeronave que está fora do país para concluir a missão de repatriar brasileiros que estão em meio à guerra no Oriente Médio.
Desde o início da Operação Voltando em Paz, instituída pelo Governo Federal para retirar brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio, 1.413 passageiros foram resgatados de Israel. São 1.410 brasileiros, três bolivianas, além de 53 animais de estimação que voltaram em oito voos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB).