Ouvindo...

Fuad, Zema e presidente do TJMG debatem estratégias para revitalizar Parque Municipal de BH

Encontro nesta semana tratou da possibilidade de aporte de recursos para revitalizar área verde no Centro da capital

Requalificação do Parque Municipal pode ter a participação dos poderes Executivo e Judiciário de Minas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e o governo de Minas Gerais têm debatido a possibilidade de ações conjuntas para revitalizar o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da capital. A informação foi revelada neste sábado (28) pelo prefeito Fuad Noman (PSD).

Na quinta-feira (26), ele se reuniu com o governador Romeu Zema (Novo) e com o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, presidente do TJMG. Uma das pautas do encontro foi, justamente, a necessidade de revitalizar um dos cartões-postais de BH.

“Já fizemos uma série de coisas (no Parque Municipal), mas há um conjunto de novas obras para serem feitas. O presidente do Tribunal acenou com a possibilidade de alguns aportes de recursos do próprio tribunal — e de algumas empresas com quem ele já fez contato. O governador também observou (sobre o tema), mas, logicamente, nenhum deles se comprometeu com nada”, disse Fuad, ao participar de um mutirão de vacinação justamente no Parque Municipal.

O encontro entre José Arthur, Zema e Fuad aconteceu na sede do TJMG. Eles, inclusive, almoçaram juntos.

“São ideias que foram levantadas, para que a gente possa estudar em conjunto. Vamos ver se conseguimos criar, aí, um grupo para estudar isso para ver que recursos podemos buscar para requalificar o Parque Municipal. É um patrimônio da cidade”, completou o prefeito.

Durante o bate-papo, o desembargador apresentou, aos políticos de PSD e Novo, projetos tocados pelo Tribunal, como a implantação de uma Escola do Judiciário e de um museu. As duas instalações devem funcionar no Centro da cidade.

“As preocupações do Tribunal de Justiça, minhas e do governador são muito iguais quando se diz da revitalização do Centro de Belo Horizonte”, considerou o prefeito.

Desembargador será governador interino

O desembargador José Arthur de Carvalho, aliás, se prepara para assumir interinamente o governo do estado. Ele vai chefiar o poder Executivo mineiro entre os dias 1° e 7 de novembro, por causa de viagens internacionais de Zema, do vice-governador Mateus Simões (Novo) e do presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB).

Zema e Leite vão compor uma comitiva que cumprirá agendas na China. Simões, por sua vez, irá ao Reino Unido

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.