O Ministério das Relações Exteriores informou na tarde desta sexta-feira (27) que conseguiu retomar o contato com o grupo, de cerca de 30 brasileiros, que está na Faixa de Gaza aguardando autorização para cruzar a fronteira com o Egito. O sinal de telefonia e internet havia sido cortado na região por conta dos bombardeios de Israel contra integrantes do Hamas.
Mais cedo, o provedor palestino de serviços de telefonia móvel Jawwal disse que os serviços, incluindo telefone e internet, foram cortados por conta dos fortes bombardeios. O Exército de Israel anunciou nesta sexta-feira (27) que está “expandindo as operações terrestres” na Faixa de Gaza.
Um avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB), com capacidade para 40 passageiros, está no Cairo, capital do Egito, aguardando para repatriar os brasileiros, assim que o grupo cruzar a fronteira. Apesar dos apelos internacionais e dos contatos do governo brasileiro com as autoridades locais, ainda não há previsão para a abertura da fronteira de Gaza com o Egito.