Ouvindo...

Assembleia de Minas aprova criação de medalha com nome de Alysson Paolinelli

Nome de ex-ministro vai batizar comenda para homenagear produtores rurais

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli

A ideia de ter, em Minas Gerais, uma medalha para homenagear produtores rurais e outros interlocutores ligados ao setor agropecuário do estado pode sair do papel em breve. Nessa quarta-feira (24), deputados estaduais aprovaram, no plenário da Assembleia, Projeto de Resolução (PRE) que prevê a criação de uma comenda do tipo. A ideia é que a homenagem leve o nome de Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, que morreu em junho, aos 86 anos.

A Medalha Alysson Paolinelli foi proposta pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PL), ligado a pautas do agro. O texto foi aprovado em turno único e, agora, precisa de ajustes em sua redação final antes de ser encaminhado para sanção do governador Romeu Zema, do Novo.

“Como ministro da Agricultura (1974-1979), (Paolinelli) criou instituições, políticas e organizações que viabilizaram a modernização da agricultura tradicional. Entre as muitas ações, estão o já citado Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Polocentro) e o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (Prodecer). Paolinelli também participou da criação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), de 1975, o primeiro projeto mundial de produção em larga escala de um combustível limpo e renovável a partir de biomassa – o etanol”, lê-se em trecho de texto escrito por Arantes para defender a criação da homenagem.

Paolinelli, inclusive, ganhou uma homenagem recente da Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). No início deste mês, a entidade inaugurou um museu e deu, ao espaço, o nome do ex-ministro da Agricultura. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tinha boa relação com o mineiro, chegou a participar da abertura do museu.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.