Ouvindo...

Governo publicará regras para uso de câmeras corporais pelas forças de segurança até dezembro, anuncia Cappelli

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, irá ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (23) para discutir ações de segurança no Porto do Rio

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou que o governo irá publicar, até o fim do ano, as normas para o uso de câmeras corporais por agentes das forças de segurança das unidades federativas

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou nesta segunda-feira (23) que o governo vai publicar, até o fim deste ano, as diretrizes nacionais para a utilização de câmeras corporais pelas forças de segurança. Ricardo Cappelli afirmou, pelas redes sociais, que a implementação do uso de câmeras corporais tem sido discutida com as unidades da federação e com a sociedade, por meio de consulta pública.

Ricardo Cappelli anunciou, ainda, que irá nesta terça-feira (24) ao Rio de Janeiro, para discutir com autoridades do estado a segurança do Porto do Rio. A agenda deve contar com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ainda na publicação, Ricardo Cappelli detalhou que os dois devem conhecer a experiência tecnológica de rastreamento de armas, e prometeu ampliar a atuação da pasta nas fronteiras, nos portos e aeroportos.

O Ministério da Justiça e Segurança Público concluiu na noite de domingo (22) o envio dos 300 agentes da Força Nacional, que irão atuar no Rio de Janeiro. O reforço federal havia sido solicitado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em reunião com o ministro Flávio Dino. Além dos 300 agentes da Força Nacional, o governo reforçou o efetivo da Polícia Rodoviária Federal, com o envio de 270 agentes ao Rio de Janeiro.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.