Ouvindo...

Times

Governo Zema deixa ‘portas abertas’ a deputados durante encontro

Cerca de 50 deputados estaduais da base do governo compareceram a encontro no Palácio da Liberdade com governador e secretários

O governador Romeu Zema (Novo) recebeu, na noite desta terça-feira, deputados governistas para um compromisso no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Durante o encontro, que contou com cerca de 50 parlamentares, dos 57 convidados, o governador chegou a afirmar que o Palácio Tiradentes está de portas abertas para os deputados.

No encontro, o governador Zema, o Secretário de Governo, Gustavo Valadares, e o líder de Governo na Assembleia, João Magalhães (MDB), falaram com os parlamentares, com o objetivo de unir a base para conseguir a aprovação de projetos do governo. Entre eles, cita-se a privatização de estatais como a Cemig e Copasa, além da desestatização da Codemig, cuja venda faz parte do Regime de Recuperação Fiscal.

O governo também precisa do apoio da base para aprovar projeto de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que segundo Zema, é fundamental para que o estado equacione as dívidas que superam os R$ 150 bilhões de reais.

“Sempre há espaço para melhorar essa relação e os secretários precisam entender as aflições dos parlamentares. Nesse bate-papo, nós falamos de regime de recuperação fiscal, falamos da PEC que tá lá [na Assembleia Legislativa], que para nós é algo importante que seja apreciado. Não estamos colocando faca na Assembleia, a casa tem seu tempo e a gente tem que respeitar esse tempo, mas o governo também precisa ter de ter coragem de colocar suas questões que são importantes”.

Deputados ausentes

O deputado Sargento Rodrigues (PL), foi um dos convidados que não participou do encontro. O parlamentar tem destinado críticas ao governador por não conceder recomposição salarial as forças de segurança, e argumentou que não havia clima para ele comparecer ao encontro.

O Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado governista, Arnaldo Silva (União Brasil) também não compareceu ao encontro. Recentemente, em entrevista à Itatiaia, ele fez criticou o governo por não ouvir os parlamentares da base sobre assuntos que os parlamentares dominam.

Contudo, Gustavo Valadares, líder de governo, afirmou que o parlamentar já havia ligado para justificar que faltaria ao encontro por ter outras agendas previamente marcadas. Valares ainda ressaltou que não há nenhum conflito com o presidente da CCJ, comissão estratégica e considerada uma das mais importantes do legislativo estadual.

“O governo vem cumprindo os acordos, os deputados estão conscientes que há muita coisa por fazer e nós não temos no governo tantas mãos para analisar tanta coisa de uma vez só. Semanalmente os deputados têm recebido boas notícias, mas não será resolvido num estalar de dedos. Não é por uma vontade, é por carência de mão de obra, porque governo tem que se desdobrar em vários assuntos, não só estes com relação aos deputados. Mas todos estão sendo levados em consideração, os deputados têm falado comigo diariamente e eles sabem que estão sendo acolhidos. Com paciência, nós vamos chegar lá e atender todo mundo”.

Além dos deputados, os secretários de Estado e os comandantes das forças de segurança também participaram do encontro. O Palácio Tiradentes corre contra o tempo para obter autorização legislativa para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O entendimento é que o ingresso no ajuste de contas precisa ocorrer até 20 de dezembro.

O governo precisa de base sólida, também, para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira a obrigatoriedade de referendo popular para avalizar a venda de estatais como a Cemig e a Copasa.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais