Ouvindo...

Lula pede ajuda a presidente do Conselho Europeu para retirar brasileiros de Gaza

Durante a conversa, que ocorreu por telefone na noite desta segunda-feira (16), Lula condenou os atos terroristas cometidos pelo Hamas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na noite desta segunda-feira (16) com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, sobre a guerra entre Israel e o Hamas. Lula demonstrou preocupação com a situação dos brasileiros, pessoas de outros países e com a população civil da região que está tentando sair da Faixa de Gaza, que tem sido atacada por Israel devido à presença de integrantes do Hamas.

Segundo comunicado divulgado pelo governo, Lula e o presidente do Conselho Europeu concordaram sobre a importância de criação de um corredor humanitário para o envio de remédios e alimentos para os civis de Gaza, além da libertação dos reféns. Os dois presidentes condenaram “os atos terroristas cometidos pelo Hamas”, e concordaram sobre a importância de fortalecer a Autoridade Palestina como legítima representante do povo palestino.

Ainda durante a conversa, Lula pediu ao presidente do Conselho Europeu que todas essas posições sejam reafirmadas na reunião extraordinária do Conselho Europeu, composto por chefes de Estado e de Governo dos 27 países da União Europeia, que irá ocorrer nesta terça-feira (17), em Bruxelas, na Bélgica.

O Conselho de Segurança da ONU rejeitou nesta segunda-feira (16) uma proposta da Rússia que pedia um cessar fogo humanitário, na guerra entre Israel e o Hamas. No documento, rejeitado por cinco votos a quatro, e seis abstenções, a Rússia não fazia menção ao Hamas. Ao votar contra a resolução russa, os Estados Unidos, que é um dos membros permanente do Conselho de Segurança, defendeu que Israel tem o direito de se proteger, o que inclui atacar o Hamas na Faixa de Gaza. Um texto redigido pelo Brasil ainda será analisado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais