Avião presidencial irá resgatar brasileiros que estão em Gaza

Este será o primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) a repatriar brasileiros que estão na Faixa de Gaza, área que tem sido atacada por Israel devido à presença do Hamas

O avião presidencial, modelo VC-2 (Embraer 190), será enviado nesta quinta-feira

O avião presidencial que será enviado nesta quinta-feira (12) para repatriar brasileiros que estão em meio à guerra entre Israel e o Hamas será o primeiro enviado ao Egito. O objetivo da missão, segundo o governo federal, é resgatar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região que tem sido alvo de ataques de Israel devido à presença de integrantes do Hamas. A previsão é a de que a decolagem do avião, modelo VC-2 (Embraer 190), da presidência da República, ocorra na tarde desta quinta-feira (12), na Base Aérea de Brasília.

O governo federal decidiu enviar, em caráter de urgência, o avião presidencial para repatriar 40 brasileiros que estão na região de confronto entre Israel e o Hamas. O voo terá como destino a cidade de Roma, na Itália. De lá, ele aguardará autorização para seguir ao Egito para a missão de resgate. Esta será a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira enviada para repatriar os brasileiros, que acionaram a Embaixada do Brasil, em Tel Aviv, para retornar ao país.

Segundo dados do Itamaraty, até o momento, a Embaixada em Tel Aviv recebeu pedidos de 2.700 brasileiros que desejam retornar ao país. O governo federal estima 14 mil brasileiros residentes em Israel e seis mil brasileiros na Palestina. A previsão é a de que 900 brasileiros sejam repatriados até o próximo sábado (14).

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.

Ouvindo...