O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), demonstrou solidariedade à deputada Sâmia Bomfim, que teve o irmão assassinato no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (5). Pelas redes sociais, Pacheco cobrou a elucidação dos assassinatos para que a motivação seja identificada, e afirmou que os criminosos devem ser responsabilizados com o máximo rigor da lei. Na ação, três médicos ortopedistas foram mortos à tiros e um outro ficou ferido.
O Deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), do PL de Minas Gerais, disse que o momento não é de debate, mas sim de acolhimento, e demonstrou solidariedade à deputada.
Os médicos Marcos de Andrade Corsato, de 62 anos, e Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos, morreram no local. Eles foram baleados à queima roupa. O ortopedista Diego Ralf Bomfim, 35 anos, irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. O médico Daniel Sonnewend Proença, 32 anos, também foi baleado na ação. Ele foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, onde passou por uma cirurgia. Não há informação sobre o estado de saúde da vítima. Todos os médicos eram de São Paulo e estavam na capital fluminense para um congresso internacional de ortopedia que começa nesta quinta-feira (5) e irá até sábado (7).
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a hipótese de execução dos três médicos assassinados na Praia da Barra da Tijuca, área nobre da Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma vez que nenhum pertence dos médicos foi levado pelos criminosos. A Polícia Federal também irá investigar o caso, por determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
O PSOL expressou solidariedade à deputada Sâmia Bomfim e exigiu que as autoridades investiguem o crime de forma rigorosa e eficiente.
NOTA NA ÍNTEGRA
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifesta seu profundo pesar e indignação diante do assassinato do médico Diego Ralf Bonfim, irmão da deputada Samia Bomfim, e de seus colegas Marcos Andrade Corsato e Perseu Ribeiro de Almeida. Expressamos toda nossa solidariedade e apoio à deputada e à sua família, assim como aos familiares dos colegas de Diego.
Exigimos às autoridades competentes que investiguem este crime de forma rigorosa e eficiente, para que os responsáveis sejam identificados e punidos de acordo com a lei.
O PSOL também reforça seu compromisso com a luta por um Brasil mais seguro, justo e igualitário, onde vidas não sejam perdidas para a violência desenfreada.
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)