O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta médica neste domingo (1°), após passar por cirurgia no quadril e para retirar excesso de pele das pálpebras. O presidente deixou o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, por volta das 16h. A previsão é a de que Lula comece a despachar, a partir desta segunda-feira (2), do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Segundo boletim médico divulgado neste domingo (1), o presidente Lula caminhou, subiu e desceu as escadas do hospital, com assistência fisioterapêutica. O presidente passou a noite estável e, segundo o boletim médico, tem apresentado boa recuperação.
O presidente realizou, na última sexta-feira (29), uma artroplastia total de quadril à direita, para conter dores no quadril, além de blefaroplastia, que é um procedimento para retirar pele das pálpebras.
Ainda conforme previsão, o presidente deve ficar até seis semanas sem viajar para fora do país. O primeiro compromisso internacional de Lula, após a cirurgia, deve ser a participação na 28ª Conferência do Clima da ONU, a COP 28, que irá ocorrer no fim de novembro, nos Emirados Árabes Unidos.