Ouvindo...

‘Aeroporto Carlos Prates será carro-chefe do PAC Seleções’, afirma deputado Rogério Correia

Segundo o parlamentar, a doação do terreno em Belo Horizonte para construção de moradias populares será uma das principais ações do próximo edital

Deputado federal Rogério Correia

A doação do aeroporto Carlos Prates à prefeitura de Belo Horizonte será uma das principais ações do PAC Seleções, lançado nesta quinta-feira (28), pela presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo o deputado federal Rogério Correia (PT-MG). “Esse é um programa para democratizar o uso dos terrenos e o caso do Aeroporto Carlos Prates será o principal carro-chefe desse programa, doação para a Prefeitura de Belo Horizonte. Então, para adiantar o processo. Nessa quinta-feira vai chegar pra Secretaria de Patrimônio da União aqui de Minas Gerais o contrato pra ser assinado e entregue a prefeitura da guarda provisória do terreno”, afirmou.

Irreversível

Ainda segundo o parlamentar, o encerramento das atividades do aeroporto é irreversível. “Vira e mexe fica um boato de que pode voltar a ser aeroporto. Acabou. Não precisa acreditar nesse boato porque sequer o terreno pertence agora ao Ministério de Portos e Aeroportos ou Infraero. Já é um terreno agora público da União, mas que será doado para a Prefeitura de Belo Horizonte”, completou. O contrato de guarda temporária deve ser assinado até esta sexta-feira (29).

PAC Seleções

A nova modalidade Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai atender os projetos prioritários apresentados por estados e municípios em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade. Na primeira etapa, estão previstos R$ 65,2 bilhões em investimentos.

O edital do PAC Seleções estará aberto de 9 de outubro a 10 de novembro para receber as propostas dos governadores e prefeitos. Na área de infraestrutura, serão selecionados projetos de urbanização de favelas, regularização fundiária, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.