O mandato do procurador-geral da república, Augusto Aras, encerrará nesta terça-feira (26). Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar o substituto de Aras, que ainda precisará ser sabatinado e aprovado pelo Senado Federal. O mandato do novo chefe da PGR será de dois anos, podendo ser reconduzido ao cargo. Até a conclusão do trâmite, a subprocuradora-geral Elizeta Ramos assumirá o comando da PGR interinamente. Ela assumirá o cargo na quarta-feira (27), sem a necessidade de formalidades, como cerimônia de transmissão de cargo.
Nascida no Rio de Janeiro em 1954, Elizeta Ramos é formada em direito pela extinta Universidade Gama Filho. Ela ingressou na carreira do Ministério Público em 1989, quando foi nomeada para o cargo de procuradora da república. Elizeta Ramos também atuou nas procuradorias da República no Espírito Santo e no Distrito Federal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode definir a indicação para o comando da PGR ainda nesta segunda-feira (25). O presidente vai se reunir, às nove horas da manhã, no Palácio do Planalto, com cinco ministros que atuam na articulação com o Congresso, entre eles o chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Também participam do encontro os líderes do governo no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados e no Senado, além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.