Ouvindo...

Saiba como serão a cirurgia e a semana de Lula

O presidente passará por intervenção médica na próxima sexta-feira (29) para tratar de uma artrose no quadril

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma cirurgia para tratar de uma artrose no quadril na próxima sexta-feira (29). A intervenção será feita no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, mas a equipe médica é de São Paulo. Os médicos vão implantar uma prótese entre a cabeça do fêmur e a bacia do presidente. O objetivo é substituir as articulações desgastadas. O procedimento, normalmente, demanda internação de 3 a 5 dias.

Após a alta, Lula irá para o Palácio da Alvorada, de onde despachará nas próximas semanas. A previsão para recuperação é de um mês. Possivelmente, o presidente precisará de andador nas duas primeiras semanas.

Fontes do Itamaraty já haviam informado, conforme adiantado pela Itatiaia, que as viagens internacionais ficariam suspensas por dois meses após a Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos, de onde Lula retornou um dia antes do previsto. As dores no quadril se agravaram em Nova York e, no vôo de volta ao Brasil, o presidente decidiu, durante a parada para abastecer o avião presidencial, em Porto Rico, que cancelaria as agendas na semana da cirurgia.

A semana

As visitas a São Paulo, na próxima terça-feira (26) e a Minas, na próxima quarta (27), para lançar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram suspensas. Lula terá apenas compromissos em Brasília. Na segunda-feira (25), ele recebe a visita do primeiro-ministro do Vietnã Pham Minh Chinh às 11h. Na terça (26), faz a live Conversa com o Presidente às 8h30; lança o programa do Complexo Econômico-Industrial da Saúde às 11h; e lança o programa Escolas Conectadas às 15h. Na quarta (27), lança o PAC Seleções, com editais voltados à projetos prioritários de cidades e estados, às 10h. A partir de quinta (28), Lula estará a disposição da equipe médica para a cirurgia na sexta (29).

Na noite desta sexta-feira (22), em clima de descontração, o presidente fez um tuíte do “sextou”, que está repercutindo nas redes sociais. Lula escreveu no twitter: “Está decretado o fim de semana em todo o território nacional. Boa noite de sexta-feira e juízo para todos”.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.