Ouvindo...

Lula vai antecipar retorno dos Estados Unidos

O presidente voltaria na quinta-feira (21), mas decidiu retornar na quarta

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará dos Estados Unidos um dia antes da data prevista. O petista retornaria ao Brasil na quinta-feira (21), depois de entrevista coletiva de imprensa, mas decidiu retornar na quarta (20).

O chefe do executivo brasileiro desembarcou no sábado à noite em Nova York, depois de participar da Cúpula do G77 e China, em Havana, capital de Cuba. No domingo, Lula se encontrou com empresários; na segunda teve agendas bilaterais; nesta terça (19) fez a abertura da Assembleia Geral da ONU e amanhã (20) se encontra com o presidente americano Joe Biden e, na sequência, com o presidente ucraniano Vlolodymyr Zelensky. No final do dia, o presidente brasileiro retorna ao Brasil.

A equipe de Lula disse à Itatiaia que a decisão foi do presidente e que, a princípio, não haverá mais coletiva com os jornalistas. Tradicionalmente, após as agendas internacionais, o presidente encerra a viagem atendendo a imprensa.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.